Share this

A Região da Amures conta com 10 prefeitos integrando a comitiva catarinense na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que iniciou na manhã desta terça-feira (22), em Brasília.
Informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indicam que mais de sete mil gestores municipais entre prefeitos, vices e vereadores participam do evento.
A viagem à Brasília reforça a imposição em torno das reivindicações. No passado recente, os prefeitos conseguiram aumento de 1% no FPM.
Os prefeitos também aproveitam a passagem pela capital federal para manter audiências com deputados e senadores por liberação de recursos de emendas.
A Marcha a Brasília se estende até a manhã desta quinta-feira (24), com uma ampla programação em defesa dos municípios.
Alteração na forma de atendimento das Upas

Na abertura da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente Michel Temer assinou o decreto que altera legislação sobre a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde (SUS), oriunda de investimentos realizados pelos Entes federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Na prática isso permitirá que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) possam atender como Unidades Básicas de Saúde (UBS), facilitando o atendimento da população e da gestão por parte dos municípios. Temer ressaltou, ainda, a urgência de se votar a Nova Lei das Licitações que deve reajustar os valores de licitação, congelados há 20 anos.
Essa é uma das pautas prioritárias da Serra Catarinense e que foi defendida recentemente pelo presidente da Amures junto à reunião da Fecam.
Por Oneres Lopes



