Share this
Em reunião geral-ordinária, na manhã desta última quarta-feira (9), na sede do Campo Experimental de Piscicultura da Serra (CEPIS), antiga sede do Ibama, em Painel, foi feita a eleição da nova diretoria da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

O empresário Vilso Isidoro deixou o cargo. Foi eleito o biólogo e também truticultor, Hélio Antunes de Souza (E), de Urubici. Isidoro permanece na diretoria na função de tesoureiro.
Na ocasião, além da aprovação das contas do período 2017/18, Vilso apresentou um balanço das ações que implementou no seu tempo de gestão.

Entre elas, a divulgação da qualidade do peixe no mercado e para consumidores, e a transferência da sede do Ibama, em Painel, para as mãos da Epagri, criando oportunidade de benefícios à produção do peixe na região.
Quanto ao novo presidente, o biólogo Hélio Antunes de Souza, há 40 anos estuda e trabalha na criação de truta. É um dos maiores conhecedores da evolução da espécie, no Brasil.
Para ele, o desafio prossegue, principalmente, no que tange à exportação. Segundo disse, não existem os
problemas sanitários colocados pela Europa. Para ele, quando os europeus decidem mudar seus sistemas de importação, inventam situações para não transparecer o protecionismo.
Por fim, os produtores de truta vão trabalhar mais para ampliar a organização da classe no enfrentamento da concorrência, e tomar cuidados quanto à sanidade do peixe.
Todos ficaram contentes em saber que a Estação está em boa fase de estruturação e que já começou a trabalhar no campo da pesquisa.



