Share this
Na sexta-feira (4), a Epagri promove em Lages um seminário sobre Indicação Geográfica (IG), onde será entregue o dossiê com toda a documentação que embasa o pedido de concessão da IG para o queijo artesanal serrano.
Conforme se espera, caso seja concedida, se tornará um marco histórico para a região serrana, Pois, será a primeira certificação dessa natureza para queijos no Brasil.

Seja como for, com a entrega do dossiê, o trabalho da Epagri estará praticamente finalizado, tendo em vista que caberá ao INPI avaliar os documentos e decidir pela concessão ou não da IG.
O evento ocorre no Orion Parque Tecnológico da Serra Catarinense, a partir das 14h30min.
Indicação Geográfica
A Indicação Geográfica é uma forma de valorização do produto de uma região ou território, cuja procedência adquiriu notoriedade em decorrência do modo de fazer, das
características ambientais locais e outros fatores.
A entrega do dossiê aos representantes da INPI será feita pela Federação das Associações de Produtores de Queijo Artesanal Serrano de SC e RS (Faproqas), que é a instituição que demandou a obtenção da certificação. Todo o processo de solicitação da IG foi coordenado pela Epagri – através de sua Gerência Regional e Estação Experimental de Lages – e Emater Rio Grande do Sul.
Entre as vantagens, a concessão da IG do queijo artesanal serrano vai dar uma contribuição inédita para a preservação de valores culturais e históricos dos moradores dos Campos de Cima da Serra.
Informações: Gisele Dias



