Share this
De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) divulgado nesta quinta-feira, 17, pela Endeavor, Florianópolis é a segunda melhor cidade do país para abrir um negócio.

Assim como em 2015, a capital catarinense (foto) segue vice-líder, atrás somente de São Paulo. Já Joinville saltou da nona colocação para quarta.
O estudo é realizado há três anos, analisou 32 cidades que, no total, representam 40% do Produto Interno Bruno (PIB) nacional.
Foram avaliados sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Outra cidade catarinense que teve destaque no ranking é Blumenau, que subiu sete posições, e hoje está em 13ª na pesquisa.
No país, São Paulo foi considerada a melhor cidade para novos empreendimentos.




Não me admiro muito disso, Joinville com um parque industrial grande e diversificado e com um porto ao lado e Florianópolis como uma Capital administrativa e turística aonde turistas vem aproveitar as férias e após ficam morando aqui, e com um gama grande de aposentados que trazem renda e não vem atrás de empregos aqui é claro que isso forma um grande mercado consumidor desproporcional ao passo que outras cidades como Lages tenham que mandar mão de obra para estas cidades. Interessante o que ocorre na Capital, empresas como Renner trazem funcionários de outros locais para a Ilha, mas pagam salários ínfimos e com a procura por imóveis, os salários destes funcionários não pagam as locações mais básicas para se morar na Ilha, em síntese o pessoal volta para os seus locais de origem, a Ilha fica muito cara, com aposentados, paulistas e outros afins, mas gera salários médios ainda, o que em Lages é difícil. Mercado consumido local a grande exigência do capitalismo.