Share this
Encerrada fase eleitoral os futuros prefeitos, eleitos e reeleitos da Serra Catarinense se focam na composição de seus respectivos governos a partir de primeiro de janeiro de 2017.
Do total de 18 prefeitos com vínculo à Associação dos Municípios da Região Serrana – AMURES, nove, ou seja, 50% estarão debutando na gestão pública. Serão prefeitos de primeiro mandato.
Segundo levantamento realizado pela Assessoria de Comunicação da Amures, sete prefeitos entraram na disputa eleitoral deste ano e cinco saíram vitoriosos.
São José do Cerrito, Campo Belo do Sul, Otacílio Costa, Bocaina do Sul e Painel foram os reeleitos. Não obtiveram êxito da prorrogação de mandato, os prefeitos de Palmeira e São Joaquim.
Três ex-prefeitos estarão retornando ao comando de município. Antônio Zilli em Urubici, Luiz Paulo Farias em Ponte Alta e Tito Pereira de Freitas em Capão Alto.
Considerando a totalidade de municípios assistidos pela AMURES, a renovação foi de 72%, ou seja, 13 novos prefeitos integrarão o grupo dos 18 que decidirão as ações em âmbito regional a serem desencadeadas através da associação de municípios.
E de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, a metade dos futuros prefeitos tem grau de instrução de nível superior, quatro tem ensino médio e cinco o ensino fundamental.
(Informações: Oneres Lopes)



