Sensor ajudará no combate a enchentes

Share this

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, instalou um sensor hidrológico no Rio Caveiras, nesta quinta-feira, 25, em conjunto com a Defesa Civil do município.

sensor

O equipamento tem como objetivo a coleta de dados para estudo e a indicação de medidas para enfrentar enchentes.

O aparelho, chamado ecoLog 800, foi posicionado próximo à ponte do município de Painel, onde inicia a planície de inundações que se estende até Lages.

Para que o sensor pudesse ser instalado, foram realizadas duas etapas. Na primeira, em 11 e 12 de agosto, foi construída a infraestrutura para abrigar o aparelho.

sensor1

O sensor avaliará em qual velocidade o nível do rio sobe em dias de enxurrada e, para isso, armazenará os dados a cada 15 minutos.

O aparelho permitirá mensurar o volume de água e, a partir do índice de vazão combinado a outros dados, será possível elaborar um sistema de alerta à população das áreas sujeitas a inundações.

Um segundo sensor será instalado no município, provavelmente no rio Carahá ou no rio Ponte Grande. Os dois equipamentos foram adquiridos pela Udesc Lages, por meio de convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ao custo de R$ 18 mil cada um.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.