Elizeu acompanha drama de atingidos

Share this

As chuvas mais uma vez castigam vários municípios de Santa Catarina. E, Lages é um dos municípios mais atingidos, o que está preocupando as autoridades locais.

elizeu na defesa civil

Na tarde desta sexta-feira (9), o prefeito Elizeu Mattos esteve na sede da Defesa Civil para se se inteirar das ações adotadas durante os temporais.

E fez mais. Também percorreu pontos críticos de alagamentos e visitou o abrigo montado na associação de moradores do bairro Habitação.

Elizeu na Defesa Civil1

O problema é que até o fim da tarde desta sexta-feira já havia chovido aproximadamente 155 milímetros, mas a previsão até domingo é de 200 milímetros de precipitação.

É muita água por cair, o que aumenta a preocupação das equipes da Defesa Civil, pois o solo está encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos.

Também ocorre o represamento do rio Carahá no encontro com o Rio Caveiras, com maior incidência de alagamentos. A região do bairro Caça e Tiro é uma das que mais preocupa.

Elizeu na Defesa Civil2

O prefeito sabe que não há como impedir a chuva, mas conta com o reforço de outras instituições, como o Exército e o Corpo de Bombeiros, todos estão mobilizados para ajudar na retirada das famílias e organização dos abrigos, conforme a necessidade.

Levantamento

Na semana que vem será dado início a um levantamento para detectar os impactos no município, desde o desgaste das ruas, limpeza, operação tapa-buracos, patrolamento, desentupimento de bocas-de-lobo e outros serviços.

Conforme o resultado do levantamento poderá ser solicitado apoio do governo do Estado para a recuperação.

Cem famílias foram retiradas

Mais de cem famílias foram retiradas de suas casas nesta sexta-feira (9), sendo que 70 delas estão alojadas em abrigos preparados pela Defesa Civil, que acolheu quem não tinha para onde ir.

defesa materiais

A Defesa Civil tem um estoque prévio de materiais para esses casos de urgência, desde colchões, travesseiros, roupas de cama, fogões industriais e utensílios domésticos, os quais foram utilizados nos abrigos montados.

Os números da Defesa Civil em casos de emergência são o 199 ou o celular (49) 8406-4037, que estão disponíveis 24 horas por dia.

(Fotos: Sandro Scheuermann)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.