Share this

Lages viveu uma ótima programação em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. Foram inúmeras as atividades.
E, encerrando as atividades do mês, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e apoiado por diversas instituições, será realizado o Seminário Regional, nesta segunda-feira (29), às 9h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
O evento reunirá representantes das 18 cidades da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
O principal assunto a ser debatido é sobre os resíduos sólidos e a política nacional voltada para esse tema. Também estarão presentes representantes nacionais da União dos Catadores.
.
Plano de Lages está pronto
O Plano Municipal de Coleta Seletiva de Lages está concluído. No ano passado a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos contratou, através de licitação, a empresa Ampla Consultoria e Planejamento, de Florianópolis, para orientar a gestão e elaborar o documento.
Também foi realizado estudo gravimétrico dos resíduos sólidos urbanos depositados no aterro sanitário.
O objetivo é analisar a origem, a composição e a geração desses resíduos, fornecendo subsídios para avaliação da eficiência do sistema de coleta.
Foi realizado ainda levantamento de todas as empresas que fazem a reciclagem no município, inclusive com compra e venda dos materiais, o itinerário da coleta seletiva, catadores autônomos, associações e cooperativas de reciclagem.
.
Próxima fase
A próxima fase será elaborar o Plano de Gestão Integrada, inserindo Lages ao projeto desenvolvido através da Amures, com todos os municípios da região.



