Share this
A realização de mutirões na Região da Amures para aumentar a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) é, sem dúvida, a melhor maneira para se alcançar o objetivo.
O mutirão envolve a Amures, Secretaria Regional de Lages (SDR), Epagri, Udesc, Polícia Militar Ambiental, sindicatos e associações.
Na manhã desta sexta-feira, em São José do Cerrito,o primeiro município a realizar o mutirão, ao menos 25 proprietários de imóveis rurais receberam senha só no período da manhã, na estrutura montada na Secretaria Municipal de Produção Rural e Abastecimento.
Importante lembrar que o mutirão é apenas o início para despertar nos donos de imóveis rurais o interesse pelo CAR.
.
Atendimento diferenciado
São José do Cerrito tem o maior número de propriedades da região e por isso tem de ter um tratamento diferenciado. Nele, cerca de 95% dos mais de 3.5 mil cadastros ainda estão pendentes.
O prazo inicial estabelecido pelo Ministério da Agricultura para adesão ao CAR era até 6 de maio desse ano, mas foi prorrogado por mais um ano.
O procedimento é obrigatório e foi estabelecido pelo Novo Código Florestal, conforme a lei 12.651, de 2012. Na região da Amures, são 28.191 imóveis rurais e até o momento, cerca de 10% aderiram ao sistema.
(Informações e fotos: Oneres Lopes)




