Share this
Nesta sexta-feira (19) acompanhei em Anita Garibaldi uma reunião com produtores de peixes e pescadores com o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Horst Doering, e o Delegado Substituto Antonio Mello, do Ministério de Desenvolvimento Agrário.
Ambos esclareceram as condições para a criação de peixe da região. Pois, segundo eles, o Governo Federal está empenhado de transformar o Brasil em exportador e não mais importador.
Vale lembrar também que o Brasil é um dos últimos países no que tange ao consumo. E como se quer reverter este quadro, eles percorrem as regiões de Santa Catarina fomentando a inclusão de novos projetos para a criação de peixe.
O estímulo se dá em tanques escavados (açudes) e em tanques redes, que podem ser colocados no próprio alagado da Baesa, no Rio Pelotas, a partir de concessões.
O interessante é que não depende de autorização da Baesa, e sim, do MPA, e, qualquer pessoa por requerer. Porém, o interesse é que o projeto seja utilizado por moradores próximos do Rio.
Através da Associação de Produtores de Peixe, de Anita Garibaldi, ficou definida a instalação de uma unidade de tanque rede para demonstração. Aliás, o Município de Cerro Negro já requereu uma e ganhou.
.
Belo Peixe
Por outro lado, o que está motivando os pescadores e produtores da Região dos Lagos a investir na criação de peixes é a instalação da fábrica Belo Peixe, em Lages.
O empreendedor Vilso Isidoro explicou em detalhes como a fábrica vai funcionar, deixando os produtores muito interessados em investir na produção em suas propriedades.
A Belo Peixe inicia a produção já no próximo dia 1º de julho. Terá matéria-prima de diversas regiões de Santa Catarina, especialmente do Vale do Itajaí.






