Share this
A forte mobilização da classe empresarial sobre a necessidade de Lages e Região terem um aeroporto para receber voos regulares é louvável. Aliás, estou gostando de ver.
Afinal, a região dispõe de dois aeroportos, um em Lages e outro em Correia Pinto, nenhum deles está operando comercialmente. O que realmente não dá mais para admitir.
O assunto novamente esteve em pauta, na manhã de terça-feira, 26, na reunião do Fórum das Entidades Empresariais que aconteceu na sede da ACIL.
Como convidados para discutir o assunto, o prefeito interino de Lages, Toni Duarte, o Secretário de Desenvolvimento Regional João Alberto Duarte e os gestores do Aeroporto Federal Correia Pinto, de Lages.
.
O que se quer
O objetivo da entidade foi entender qual a situação técnica desse aeródromo e, se é possível, equipá-lo para operar, sem prejudicar o andamento da operacionalização do Aeroporto Regional de Correia Pinto.
Isso porque, existem recursos estaduais e federais envolvidos e as entidades empresariais defendem que a prioridade para a região é o Aeroporto Regional situado em Correia Pinto.
.
Aeroporto de Lages
No de Lages, o crescimento urbano que impede a expansão de sua pista para fora dos limites físicos hoje existentes.
Por outro lado, a estrutura atualmente existente é suficiente para a operação de voos com aviões de até 70 lugares.
Só que para isso é necessário equipar a sala de embarque, onde é feita a inspeção de passageiros, com um equipamento de raio-x e um pórtico para detecção de metais, com a posterior contratação de profissionais para operá-los.
Além disso, é fundamental a instalação de uma seção de combate a incêndios.
.
Aeroporto Regional de Correia Pinto
Como o Aeroporto Regional em Correia Pinto foi planejado para receber aviões maiores, a ideia é que quando esse entrar em funcionamento, o de Lages continue operando também como uma base de apoio à aviação civil, tanto para reabastecimento como para manutenção.
O posicionamento geográfico de Lages cria boas expectativas nesse sentido. Prova disso, é que a partir da sexta-feira desta semana, a cidade passará a contar com uma base da Polícia Militar equipada com helicóptero.






