Share this
A Associação dos Pais e Amigos dos Surdos (Apas) de Lages, na Serra, receberá nesta sexta-feira, dia 8, às 11h, a segunda Central de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de Santa Catarina – a primeira foi instalada em 2012 em São José, na Grande Florianópolis.
Além da Central, a Apas de Lages receberá um veículo para uso em suas atividades.
A conquista é resultado de uma mobilização entre a diretoria da entidade e o presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Eliton Verardi Dutra; o secretário do Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte; e o deputado estadual Gabriel Ribeiro.
Uma reunião entre as partes foi realizada no fim de fevereiro, na Apas, e nesta sexta-feira a ação será colocada em prática.
.
Como funcionam as centrais
As Centrais auxiliam os surdos nos serviços públicos, médicos, jurídicos e policiais com intérprete de Libras e transporte, garantindo a efetiva inclusão social destas pessoas.

(Foto ilustrativa)
Para viabilizar a estrutura, o governo federal entra com mobiliário, computadores, equipamentos eletrônicos e um veículo, enquanto Estados e municípios oferecem recursos humanos, materiais de escritório e manutenção.
Lages será a 24ª cidade do país a receber o benefício, atendendo aos surdos dos 12 municípios que compõem a SDR Lages.




como participar da asaociação?