Share this
A cidade de Lages viveu um momento histórico com a abertura do 18º Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina), realizada na noite de quarta-feira (17), no Centroserra Convention Center. Pela primeira vez sediando o evento, o município se tornou a capital catarinense da inclusão e já entrou para a história ao registrar recorde de participação: mais de 2.400 atletas de 74 municípios.

A delegação lageana também fez bonito, levando sua maior equipe da história, com 145 atletas. Até o dia 21 de setembro, os competidores se enfrentam em 14 modalidades, como atletismo, futsal, bocha paralímpica, goalball, basquete em cadeira de rodas, parataekwondo e judô.

A cerimônia de abertura reuniu autoridades como o governador Jorginho Mello e a prefeita Carmen Zanotto, além de lideranças esportivas e famílias de atletas. O evento foi marcado por apresentações culturais, depoimentos emocionantes, o revezamento da tocha e o acendimento da pira, que simbolizou a força e a resiliência dos paratletas.

Com investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões em estrutura e organização, Lages preparou escolas e espaços esportivos para receber as delegações com acessibilidade. A cerimônia também contou com recursos inclusivos, como áudio descrição em tempo real e cuidados especiais com a acústica, garantindo conforto a todos os participantes.
Os jogos seguem até domingo (21), espalhando emoção, diversidade e inclusão em diferentes pontos da cidade.
Fotos: Nilton Wolff e Fábio Pavan



