Share this
Na manhã desta sexta-feira (18), a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).

Como parte das medidas cautelares, Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica; está proibido de acessar redes sociais; não poderá se comunicar com embaixadores, diplomatas estrangeiros ou outros investigados e ainda terá recolhimento domiciliar das 19h às 7h, inclusive nos fins de semana.
A operação ocorre no âmbito da Petição nº 14129 e tem parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Reflexos no cenário político
A operação contra Jair Bolsonaro está gerando forte repercussão política e internacional. Parlamentares da oposição afirmam que as medidas são necessárias para proteger a democracia e punir tentativas de golpe.
Já os aliados de Bolsonaro, por outro lado, denunciam uma “perseguição política” e classificam as ações como autoritárias e desproporcionais.
A defesa do ex-presidente declarou estar “surpresa e indignada” com as medidas cautelares, alegando que ele sempre colaborou com a Justiça. Por fim, a operação contra Jair Bolsonaro pode ter impactos profundos nas eleições de 2026 e nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.




