Share this
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Donald Trump pela sua posse como presidente dos Estados Unidos, destacando o “respeito mútuo” e a “amizade histórica” entre os dois países. Não poderia ser diferente. Lula expressou confiança de que as parcerias entre Brasil e Estados Unidos crescerão durante o mandato de Trump. Ele também mencionou que os dois países têm fortes laços em áreas como comércio, ciência, educação e cultura.

No entanto, há divergências entre as políticas de Trump e Lula, especialmente em relação à regulação das redes sociais e à imigração. Trump tem o apoio de grandes empresas de tecnologia e defende menos regulação, enquanto o governo brasileiro e o Supremo Tribunal Federal (STF) sustentam que é necessário regulamentar o funcionamento das redes sociais para evitar abusos e extremismos.
Os brasileiros que foram à posse de Trump, esperam muito mais do governo de Trump para o futuro do Brasil, do que do próprio Lula. Todos acreditam que haverá reflexos diretos sobre a forma com que autoridades brasileiras estão agindo, em todos os sentidos. Trump chegou a dizer de que “não precisamos deles”, dirigindo-se ao Brasil.
Mensagem de Lula a Donald Trump
Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica.
Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República



