Share this
No palco A, do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina sediado em Balneário Camboriú a prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, Marcilei Vignatti, vereadora de Chapecó e presidente da Uvesc, Milena Lopes, prefeita de Vargem, e a prefeita de Anitápolis, Solange Back, as mulheres na política foram protagonistas. A temática teve destaque em números apresentados nas urnas catarinenses.
Em 2024, em relação à última eleição municipal, houve um aumento de 22% de prefeitas eleitas – de 32 para 39. Em relação às vice-prefeitas, esse aumento foi de 83%. Já em relação às vereadoras, o número subiu de 531 para 577, representando um crescimento de 9%.
Vale lembrar que no último dia 3 de novembro, o Brasil celebrou um marco importante na história das mulheres na política: a conquista, há 92 anos, do direito ao voto feminino. Em 2024, essa mesma narrativa teve mais um marco positivo, o aumento da representatividade feminina na política catarinense.
“É uma alegria estar aqui no COMAC falando deste tema que é muito importante, a participação das mulheres na política. Tivemos um crescimento ainda muito pequeno, mas um crescimento que mostra que as mulheres podem estar em todos os espaços de poder”, declarou Carmen Zanotto.