Share this
Os dados são da pesquisa realizada pelo Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (INCOPE)

A cidade de Lages, no coração da Serra catarinense, se prepara para as eleições municipais de 2024 no próximo domingo (06). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são 126.353 eleitores aptos no município.
Para entender as intenções de voto e mapear o cenário político local o Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (INCOPE) realizou uma pesquisa de intenção de voto entre os dias 29 e 30 de setembro. A pesquisa, contratada pela TV Barriga Verde, foi registrada no Tribunal Regional eleitoral com o número 01254/2024.
Foram entrevistados 597 eleitores a partir dos 16 anos de idade, conforme plano amostral apresentado no registro. Foi utilizada uma amostragem aleatória simples, garantindo representatividade e rigor científico. A pesquisa tem uma margem de erro de 4% e um nível de confiança de 95%. A pesquisa tem o objetivo de contribuir no debate sobre a preferência da população lageana.
No primeiro cenário, de caráter espontâneo, os eleitores foram indagados em quem votariam para prefeito se as eleições fossem hoje.

Em seguida foram apresentados de forma estimulada os nomes dos candidatos junto com os vices.

Rejeição
Em relação à rejeição, Carmem Zanoto e Jair Júnior foram mencionados por 13,40%, Eliseu Mattos e Gil Zappellini 9,88%, Cláudia Bratti e Celi Garcia 8,04%, Leandro Brugnago e Antônio Carlos também apareceram com 8,04%, em último lugar aparece Lio Marin e Vinícius Borges com 7,20%. Da mesma forma, 37,02% das pessoas afirmaram não saber e 16,42% dos entrevistados disse que não votaria em nenhum dos candidatos.
Escolha definitiva
Das pessoas entrevistadas, 84,92% afirmaram que a escolha é definitiva e 13,90% declararam que ainda pode mudar de candidato.

Os eleitores também foram indagados sobre quem acham quem venceria a eleição para prefeito em Lages, 55,44% mencionaram Carmem Zanoto, 26,63 Eliseu Mattos e 5,36% afirmaram que seria Lio Marin.
Fonte: Portal TV BV




