Share this
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) tem se destacado no legislativo, justamente por atuar na construção de projetos que beneficiam diretamente pessoas em situação de vulnerabilidade, ou entidades afins. Cito por exemplo, duas recentes propostas do deputado, visando valorizar entidades do terceiro setor e assegurar direitos às pessoas com deficiência.

Segundo ele, ambas estão prontas para serem votadas no Plenário da Assembleia Legislativa, com previsão de votação para setembro. Num deles, o Projeto de Resolução (PRS) 1/2024 cria o Prêmio Asas da Inclusão, destinado a reconhecer o trabalho de entidades que defendem os direitos das pessoas com deficiência.
Já o Projeto de Lei (PL) 380/2023 assegura que pessoas com deficiência visual tenham o direito de receber boletos de cobrança de serviços públicos em formatos acessíveis, como em Código QR. Ambas as propostas já foram aprovadas em todas as comissões.
Iniciativas valorizam a inclusão
Dr. Vicente Caropreso destaca a importância dessas iniciativas, lembrando que 20% dos catarinenses possuem algum tipo de deficiência. “Em nosso estado, há instituições e entidades que realizam trabalhos extraordinários, desde o acesso a tratamentos e inclusão social até a promoção do paradesporto. Reconhecer essas ações é uma maneira de valorizar o impacto positivo que elas geram na sociedade”, afirma o deputado.
Já o projeto que assegura a impressão de boletos com QR Code, o deputado explica que é uma resposta a uma demanda apresentada por entidades, visando facilitar o dia a dia das pessoas com deficiência visual no cumprimento de suas obrigações financeiras.
Na semana passada, teve sancionado e publicado no Diário Oficial, o projeto de autoria dele, dando às pessoas diagnosticadas com autismo, o direito a um adesivo especial que identifica veículos conduzidos ou transportando uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Seja gentil, não buzine”. É essa a mensagem que a ser transmitida.




