Share this
Buscar uma opinião sobre os acontecimentos políticos no Brasil, tem desdobramentos bilaterais. São julgados por segmentos meramente ideológicos, sem levar em conta a razão. Entrar na questão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, por 5 votos a 2, no Tribunal Superior Eleitoral requer palavras precisas para contextualizar o atual momento vivido no Brasil, e não somente envolvendo Bolsonaro. Este, mesmo sem os direitos eleitorais, bloqueados por oito anos, não será impedido de fazer política.

Os conservadores vão continuar seguindo a ele, e ouvindo. Na fila liberal, há gente de sobra para assumir o protagonismo, com o aval de quase 60 milhões de brasileiros. Na verdade, antecipa a corrida eleitoral de 2026. Por hora, Jair Bolsonaro será um cabo eleitoral de luxo já nas eleições municipais, porém, já estão sendo sondados os prováveis substitutos na corrida presidencial.
E se não fosse pelos motivos pelos quais foi julgado, seriam outros. Havia determinação clara de tirá-lo do circuito de uma candidatura futura, a qualquer custo. Hoje, não se trata mais uma simples luta política por ideais, e sim uma guerra pelo poder.
As coisas andam acontecendo de forma assustadora. Basta ouvir as palavras do presidente Lula, estrela do Fórum de São Paulo, assumindo abertamente ser comunista, e ao mesmo tempo falando em democracia. Já não expressa meias palavras. É revelador e assustador. Não se duvida de mais nada.



