Expectativa na posse dos parlamentares em fevereiro

Share this

A posse dos 27 senadores e dos 513 deputados está, neste ano, revestida de uma enorme importância. Está no parlamento a expectativa de um diferencial aberto por um processo político conturbado, repleto de indagações.

O eleitor, quando vota, deposita nas urnas a crença de que está fazendo a melhor escolha. A representatividade do povo, teoricamente, está no parlamento. Porém, há muito tempo, tem deixado a desejar. A cada ato de posse, renasce a esperança de que tudo possa ser diferente.

Portanto, o jeito é observar comportamentos, e sentir se algo novo acontece, especialmente na conduta dessas pessoas colocadas lá, para parlar em nome de quem os elegeu.

Notem o processo. No dia 1º de fevereiro, além de fazerem um juramento, eles comunicarão sua filiação partidária e o nome parlamentar. Em seguida, haverá uma segunda reunião para a eleição do presidente do Senado para o biênio 2023-2024.

Depois os senadores farão uma terceira sessão para eleger os demais integrantes da Mesa Diretora. São as chamadas reuniões preparatórias, que marcam o início da nova legislatura. Atos marcantes, e vão nortear os rumos do Parlamento brasileiro. O mesmo acontece nos estados, nas Assembleias Legislativas.

(Foto: Beto Barata/Agência Senado)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.