Share this
A deputada eleita Júlia Zanatta (PL) entrou na briga para reverter a decisão de que o Governo Lula, deverá extinguir a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), criada por Bolsonaro em 2019. Uma atitude, caso se concretize, põe em risco dependes químicos em recuperação, e que passam a ter um futuro incerto. Segundo a deputada, o serviço é responsável por mais de 100 mil atendimentos. O Senapred foi criado dentro da estrutura do Ministério da Cidadania e impactou milhares de famílias.

Foram cerca de 17 mil vagas financiadas em 700 comunidades terapêuticas. 65 destas instituições são em Santa Catarina. Aponta que no final de 2022, o Senapred recebeu um prêmio da Secretária Nacional de Trânsito (Senatran) por sua atuação de destaque na conscientização e divulgação de informações sobre as consequências do uso de drogas no trânsito.
Hoje o cenário é de incerteza e angústia para todas as famílias que dependem do trabalho de resgate de dependentes químicos e prevenção às drogas do Senapred. A deputada alerta que Lula vai abandonar as comunidades terapêuticas que atuam salvando vidas, e afirmou que vai cobrar providências para que o trabalho de combate às drogas não seja prejudicado.
(Foto: Alair Sell).



