Pauta em coletiva à imprensa de Ceron trás assuntos relevantes

Share this

Na coletiva, Ceron, acompanhado do vice Juliano Polese e grande parte do secretariado abordou diversos assuntos inerentes à gestão, na manhã desta terça-feira (26), junto ao Espaço Cultural Aristiliano Ramos, no calçadão da Praça João Costa.

No tocante à reforma administrativa abriu sobre algumas mudanças, caso de desmembramento de algumas secretarias, e da nomeação de titulares, caso do jovem vereador Gabriel Córdova, que estará à frente da Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana. João Alberto Duarte continuará à frente da Secretaria de Obras.

Foi criada também a Coordenação Habitacional, que antes estava vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e agora fará parte do gabinete.

Terceirização da UPA

Quanto à terceirização da Unidade de Pronto Atendimento de Lages (UPA 24h Dra Maria Gorete dos Santos), nesta terça-feira será lançado o edital de credenciamento das organizações sociais que se adéqüem ao início do processo e estejam aptas a participarem da licitação.

Outra medida será a melhoria nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desde horários até a humanização dos serviços. Funcionários efetivos da prefeitura receberão funções gratificadas conforme as devidas responsabilidades para que os serviços sejam de excelência. “

Adequação no Plano Diretor

O Plano Diretor de Lages passará por uma adequação conforme demandas como a ampliação de áreas industriais. Um exemplo são os terrenos localizados no acesso ao município de Otacílio Costa, onde está localizada a Pousada Rural do Sesc, e que deverão contemplas duas cooperativas.

Reforma previdenciária

A reforma previdenciária no município de Lages entrou na pauta. O prefeito Antonio Ceron explicou a necessidade desta medida para evitar um colapso do sistema futuramente. A discussão na Câmara de Vereadores foi adiada em respeito aos sindicatos que se manifestaram, com um tempo maior para discussões e possíveis soluções.

“Atualmente a administração municipal dispõe de R$2,5 milhões mensais como aporte financeiro para o pagamento da folha, mas um dia esta situação será insustentável”, argumenta o prefeito.

Concurso público

Outra novidade será o concurso público da prefeitura, com cargos nos diversos níveis de escolaridade, com previsão de lançamento de edital no segundo semestre deste ano.

Transporte coletivo

Outro assunto que preocupa a administração municipal é o Transporte Coletivo Urbano. Os custos aumentaram significativamente e a empresa que opera hoje precisa entrar em equilíbrio financeiro para continuar atuando na cidade.

Uma ação tramita no Ministério Público para que seja encontrada uma solução, a fim de evitar um colapso e o município acabar ficando sem o transporte público.

Informações: Ascom PML/Fotos: Toninho Vieira

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.