Share this
A informação ainda precisa ser oficializada. No entanto, o que se tem extraoficialmente, é de que foram aprovados no Orçamento da União, recursos para implementar a BR-438, na Rota Caminhos da Neve, no RS.

A história
O projeto Caminhos da Neve iniciou lá em pelos anos de 1992/1993 com o pessoal de Urubici e de São Joaquim, quando apresentaram a ideia da integração regional para Bom Jesus. Começaram então, os três municípios a trabalhar.

No caminho, perdeu-se muita informação, principalmente, entre 1999/2002. Em 2004 o Governo de SC desengavetou e deu sequência no acordo de 1998 e começou a pavimentar. As obras ficaram um tempo paradas em SC, e retomadas em 2010. Porém, paradas mais tarde, novamente.
Isso tudo, no lado de Santa Catarina. No tocante ao RS, não avançou nenhum centímetro de asfalto.
A luta segue
Depois do que se decidiu esta semana, e que precisa ser oficializado, na prática, está aberta uma conta, e os Deputados e Senadores deverão depositar os primeiros recursos via emendas.
A federalização
A ideia da federalização nasceu das inúmeras tentativas feitas junto ao Governo do RS entre 2010 até 2013. Como se viu que o Estado do Rio Grande do Sul não tinha condições, o jeito foi começar a andar de pires na mão em Brasília. Por lá, o Ministério dos Transportes orientou a entrar com um Projeto de Lei no Congresso Nacional.
É o que foi feito. Porém para criar a BR-438, por questões técnicas, foi necessário incluir também o trecho de SC. O resultado foi positivo, com a definitiva federalização da estrada.
Situação atual
No lado gaúcho agora será feita a licitação do projeto de pavimentação da BT 438. Do lado de Santa Catarina já existe projeto, bastando completar a obra até à divisa.

A boa nova é de que a maior empresa de maçã do mundo deu o Projeto da Ponte. Outro item que estava faltando. E, diante da promessa do Governo do Estado, em executar a construção da Ponte das Goiabeiras, o lembrete é de que o prazo dado já está passando. Precisa tirar do forno o quanto antes, para não correr o risco de se “queimar”, assim como os governos anteriores.
Em resumo
Finalmente o Rio Grande do Sul de mexeu em direção à Santa Catarina para a efetivação da obra de pavimentação da Rota Caminhos da Neve. Resta agora, o governo de Carlos Moisés, edificar a ponte e concluir os 11km do lado catarinense.
Importante
Estudo que a FACISC fez apontou que a Serra Catarinense está com os piores índices de desenvolvimento de SC. Isso está diretamente relacionado à falta do Caminhos da Neve e Corvo Branco, e BR-282 esgotada. A região está embretada não tem qualidade viária na área da logística. Portanto, a partir de agora, o foco de se voltar para a Infraestrutura viária. É isso que a Região Serrana dos dois estados precisa.
(Fotos: Correio Lageano, São Joaquim Online)



