Truticultores da Serra esquecidos pelo Governo e Epagri

Share this

A transferência da Estação de Piscicultura de Painel, pertencente ao Ibama foi motivo de comemoração na Região, ainda no governo de Raimundo Colombo. Desde então passou a se chamar Campo Experimental de Piscicultura da Serra Catarinense.

No entanto, mais de três anos se passaram e nada avançou, mesmo com a promessa da presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, e do responsável pelo local, o pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Lages, Vilmar Francisco Zardo, de que em breve a piscicultura serrana teria um novo espaço para a expansão.

A Acatruta tem pressionado, mas, sem nenhuma resposta. Enquanto isso, os produtores seguem esperando por uma solução, e que algo possa ser feito para que possam melhorar a genética e a sanidade dos peixes. “A velha estação é o local certo para isso”, argumentam.

Difícil entender a razão para tanto descaso. O espaço tem toda uma estrutura montada, precisando apenas de algumas adaptações, e mesmo assim, a Epagri, através da direção, não toma nenhuma atitude, e desconsidera por completo o apelo dos produtores, de truta, embora também possam ser cultivadas outras espécies nativas.

Indústria

Em Lages funciona um indústria de processamento de truta, e que precisa da matéria-prima para continuar. Os produtores seguem trabalhando para manter a demanda. Porém, precisam urgentemente, da pesquisa para ampliar a genética e oferecer produtos cada vez com maior qualidade. Nada disso, parece importar na visão do Governo.

Foto: Paulo Chagas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.