Médicos têm liberdade de prescrever o que for preciso

Share this

Em entrevista ao programa Bom Dia Lages da HD TV, na manhã desta terça-feira (18), o secretário Municipal da Saúde de Lages, Claiton Camargo deixou claro que está sendo feito o tratamento precoce em Lages.

Ele alertou de que não existe nenhum protocolo contra conforme alguém afirmou nas redes sociais. Pelo contrário, os médicos de todas as Unidades de Saúde têm total liberdade para prescreverem o que acham adequado, sem restrições ou interferência dos gestores municipais.

E, se algum médico prescrever a cloroquina, o Município tem para entrega, por fazer parte do protocolo municipal da listagem de medicamentos para tratamento do coronavírus.

Irresponsabilidade

Por outro lado, segundo o Secretário, dizerem que não há tratamento precoce é de uma enorme irresponsabilidade e até mesmo um desrespeito ao pessoal que está atuando na linha de frente. E convoca os que de longe falam bobagens, para irem ao Centro de Triagem e atendam as pessoas para ver como tudo funciona. O Município está precisando de gente para o trabalho.

Protocolo no Centro de Triagem

Além disso, Claiton Camargo explicou como está sendo feito o controle inicial de quem chega no Centro de Triagem.

Segundo aponta, existe um critério técnico para que o exame seja feito após o quarto ou quinto dia a partir dos sintomas, para a eficácia do resultado. Pois, a coleta de material nos primeiros três dias resulta normalmente em um quadro negativo. Após estes dias é que a eficácia do exame é apresentada.

Mesmo assim, as pessoas com os primeiros sintomas voltam para casa, mas já com um tratamento preventivo, segundo disse.

Portanto, o que se entende é que está sendo sim efetuada a medicação nos primeiros sintomas, seguido dos demais procedimentos, caso do exame e a sequencia dos tratamento.

Foto: reprodução de vídeo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.