Share this
Não foi um simples ato inaugural, ocorrido na manhã desta quarta-feira (4). O que o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está propiciando é uma enorme conquista.

O evento teve o prestígio de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Governo do Estado; Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural; Udesc e Cidasc.
Trata-se de um laboratório com o credenciamento junto ao Mapa, desde o último dia seis de novembro, o que o torna o primeiro laboratório oficial do Brasil inserido em uma universidade.

Com o credenciamento, o LASO está habilitado para receber amostras de sementes de órgãos oficiais, responsáveis pela fiscalização da produção e comercialização de sementes no Brasil, como a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Mapa.
Outro fator relevante do laboratório será a atuação no controle de qualidade das sementes produzidas e comercializadas, possibilitando que o produtor de grãos adquira sementes de qualidade, que são base para altas produtividades. Serão 26 espécies de sementes sob análise do LASO.

Além disso, o novo credenciamento permitirá a ampliação da inserção da universidade no âmbito nacional e internacionalmente, através de parcerias, a exemplo das já realizadas com grupos de pesquisadores e integrantes do Ministério da Agricultura da Angola, na África, e com a Associação Internacional de Ensaios de Sementes (Ista), proporcionando avanços significativos no conhecimento acadêmico e científico. Méritos!
Fotos: Paulo Chagas/Tatiane Rosa



