Share this
A 31ª Festa Nacional do Pinhão chegou ao fim neste domingo (23), e, a partir de agora não se sabe quem vai fazer em 2020. É que nos próximos dias deve ocorrer o lançamento da licitação para a organização nos próximos cinco anos.

No meio da tarde deste domingo, os agenciadores atuais, Lauri Schoenherr, da GDO que atuou em parceria no campo artístico com Beto Ody, da Gaby conversaram com a imprensa.
A primeira informação é de que irão participar sim da licitação, mas afirmaram de que não têm a mínima ideia das exigências que vão constar no processo.
Ambos relembraram fatos que ocorreram no passado. Em 2013, por exemplo, a Gaby foi obrigada a recuar no contrato a pedido do Ministério Público, e depois, participar de outro, quase que simultaneamente.

Também citaram o constrangimento que passaram na recente audiência pública na Câmara de Vereadores sobre a Festa do Pinhão, e ressaltaram a total falta de conhecimento sobre a Festa e como se organiza um evento dessas proporções, de parte de dois vereadores, os quais, classificaram como demagógicos e safados.
Custos da Prefeitura
Citaram os valores aproximados que a Prefeitura de Lages gasta com a Festa. Os custos estão direcionados à premiação das Sapecadas, do aluguel do Parque, da organização do Recanto, e do ambulatório médico. Nisso tudo o investimento deve ser de aproximadamente R$ 500 mil.

Contrato cumprido
Todas as exigências que constavam no edital foram cumpridas, e garantem que não tiveram nenhuma notificação por descumprimento de alguma cláusula. Até mesmo no caso dos CTGs, foi necessário cumprir como o que constava no edital.
Desafio científico
Foi a forma que Beto Ody usou para definir a fórmula de organização de um evento nas proporções da Festa do Pinhão. Aliás, disse que não é difícil montar a estrutura. O complicado é ter que fazer três shows nacionais numa mesma noite, sem que o visitante tenha tempo de circular no Parque, entre outros problemas inesperados, caso de excesso de chuva, e a greve dos caminhoneiros, em 2018.
Nesse caso, é preciso que seja repensada a quantidade de shows. Por outro lado, se a empresa estivesse ainda à frente da organização para o próximo ano, o casting de shows poderia ser feito no outro dia, depois do fim da Festa.
Entre os sucessos
A Festa, conforme Beto e Laury disseram sofre constantes mutações. Segundo eles, é preciso observar que o público diminuiu e está gastando menos. Nem por isso, deixaram de ser sucesso no evento deste ano, os Sabores Lages e o Bailinho da Realeza.
Agradecimento
Ambos foram bastante agradecidos com a parceria de toda a imprensa. É por parcerias assim que se sentem estimulados a continuar. Caso vençam a licitação novamente, estão dispostos a ouvir quem realmente entende de Festa do Pinhão, para contribuir na organização da próxima.



