Share this
O Curso que tenho o prazer de estar concluindo, o de jornalismo, irá representar a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) com três artigos no XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), de 20 a 22 de junho, em Porto Alegre (RS).
O tema da edição deste ano, sediada pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), será “fluxos comunicacionais e crise da democracia”.
Os artigos, fruto dos Trabalhos de Curso desenvolvidos e apresentados em 2018, envolvem três temas diferentes: “A pós-verdade e a reformulação das fake news: a cobertura da Agência Lupa no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018”, foi produzido por Dionathan Sousa. “A atuação do crítico de cinema no YouTube: uma alternativa de produção de conteúdo informativo”, é criação de Diógenes de Barros, sendo ambas as pesquisas orientadas pelo professor Luiz Henrique Zart. Enquanto “O jornalismo literário na narrativa de Ryszard Kapuściński: uma análise da obra Minhas Viagens com Heródoto” é de autoria de Gisele Cristiane Urnau, com a orientação do professor Carlos Eduardo Menegazzo Canani e apoio do professor Zart.
Em Porto Alegre
Na capital gaúcha, estarão reunidos alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. Os três estudos desenvolvidos na Uniplac integram o Intercom Júnior, voltado a pesquisas de iniciação científica, laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais.
O professor Zart

Professor Zart ao lado da mãe, a dona Márcia
O professor Zart, que já participou de outros quatro congressos promovidos pela Intercom, acredita que levar pesquisas relevantes a eventos assim significa “uma oportunidade incrível de trocar experiências com profissionais e estudantes da região, além de conhecer outra universidade e entender como funciona e se estuda a comunicação e o jornalismo por lá.



