Mais que uma palestra, uma lição de vida profissional

Share this

A palestra sobre a “Reinvenção do Jornalismo”, na segunda noite da Semana Acadêmica de Jornalismo, da Uniplac, foi também uma verdadeira aula de como um profissional deve atuar. Uma lição e tanto apresentada pelos convidados Guto Kuerten e Rafael Martini que, com suas experiências fizeram valer a pena cada citação.

Abordagens sobre a importância em se manter o jornalismo impresso, e até mesmo aventuras no campo de trabalho de cada um deles, ilustraram bem a forma com que as atuações se solidificam pela competência, persistência, e principalmente o feeling e o momento exato em que uma foto ou uma boa reportagem acontece.

Ouvir Guto e o Rafael lembra o quanto vale a pena ser jornalista. E mais, estimula qualquer jovem aprendiz. Aliás, foram eles, os mais novos, quem mais se entusiasmaram com as narrativas dos dois profissionais.

Para os convidados o advento das tecnologias, ou seja, em especial, as ferramentas das redes sociais, abrem muito mais oportunidades do que se imagina. Pois, o jornalismo não se acaba com isso, pelo contrário, se reinventa. “Quem muda é o jornalista, e não as plataformas” lembrou Guto.

Ainda no tocante às transformações, os áudios e os vídeos são hoje elementos muito fortes na construção do jornalismo. O tema fake news teve também espaço na conversa.

Por fim, realmente, como foi bom ter tido a oportunidade de conhecer e ouvir pessoas como o Guto e o Rafael, que já militaram em grandes veículos, e assim, poder contextualizar suas experiências, de forma natural, e acima de tudo, lembrar de que ser jornalista, independente de qualquer coisa, é compensador.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.