Share this
Na próxima quarta-feira, 13 de fevereiro, voltam para Lages o soldado Rangel e o cão Barney, do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, depois de oito dias atuando no Serviço de Busca e Resgate de corpos das vítimas do rompimento da Barragem do córrego Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais.

O cão Barney formou dupla com o cão Johny, dos bombeiros de Maravilha-SC, possibilitando assim a utilização de técnica internacional de busca e resgate de vítimas. No local da tragédia de Brumadinho, enquanto um cão indica o possível local onde possa estar o corpo soterrado, o outro cão confirma essa indicação.
Segundo informação do soldado Rangel, durante a atuação dos bombeiros catarinenses, a partir do dia 6 de fevereiro, o corpo de uma vítima foi localizado através do trabalho realizado com a dupla de cães farejadores do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Barney é um cão da raça labrador, com dois anos de idade, especialmente treinado (planejado) para este tipo de operação de resgate. Os pais de Barney igualmente atuam nesse serviço. Assim, o animal já traz desde antes do nascimento características inerentes à missão que desempenhará ao longo de sua vida útil.
Nova equipe do BMSC irá para Brumadinho
Com a volta do soltado Rangel e do cão Barney, outros quatro bombeiros integrantes do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, seguem para Brumadinho, nesta terça-feira, 12 de fevereiro. Os quatro militares atuarão por um período de 10 dias.
Fotos: Divulgação



