Share this
Por estar ligado às questões ambientais, através do projeto Vida e Natureza, recebo muitas informações ligadas ao segmento. Assim, compartilho com vocês uma que julgo ser do interesse de todos.
Conforme os dados, os eventos climáticos extremos lideraram a lista de riscos para o mundo apontados pela Pesquisa Global de Percepção de Riscos, durante o Fórum Econômico Mundial 2019, na Suíça.

A conferência realizada neste mês reuniu líderes mundiais da política, economia e academia, para levantar e discutir soluções para um mundo melhor.
Os dados são preocupantes
No relatório, os eventos climáticos extremos são apontados como principais motivos de preocupação, por impactarem na conservação da biodiversidade, no desenvolvimento socioeconômico, no bem-estar e na segurança nacional.
Isso tudo, conforme o relatório, estão crises de fome, hídricas, conflitos entre Estados, instabilidade social e migração involuntária em larga escala.
Outro ponto decorrente do fracasso das políticas ambientais é o aumento do nível do mar. Segundo a pesquisa, até 2050, o nível do mar deve ter um aumento médio de 0,5 metro, atingindo 800 milhões de pessoas que residem em mais de 570 cidades costeiras vulneráveis.
Para controlar
Para controlar a situação nos oceanos, a Pesquisa Global de Percepção de Riscos aponta três estratégias principais: desenvolvimento de engenharia para manter a água fora das cidades; Soluções baseadas na Natureza; e estratégias baseadas no deslocamento de pessoas e empresas para terrenos mais seguros.
Créditos foto: Shutterstock



