Vara da Universidade presta serviço há 15 anos

Share this

A comarcada de Lages tem uma Unidade Judiciária de Cooperação dentro da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) desde 2003.

Por estar no campus, é chamada de Vara da Universidade. Lá tramitam, atualmente, cerca de 1.200 processos, todos digitais, a ampla maioria de matéria de direito de família.

A unidade funciona como um laboratório para os alunos do Direito e outros cursos de graduação da instituição.

Há 15 anos, o Tribunal de Justiça e a Universidade formalizaram por meio de convênio essa pareceria com o intuito de solidificar o curso.

Um local apropriado foi construído junto ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). No mesmo prédio, hoje funcionam o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), Instituto Paternidade Responsável, Conselho da Comunidade, Ministério Público e a coordenação do curso.

Dos processos recebidos, foram resolvidos nos últimos dois anos cerca de 1.600, fruto do resultado de alta taxa de conciliação, em parceria com a Uniplac.

Foto: Arquivo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.