Share this
Foi pela manhã, nesta quarta-feira (21) que a deputada Carmen Zanotto (PPS), manteve audiência no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O deputado Celso Maldaner (MDB), também acompanhou a conversa.

Após relatar ao Presidente substituto do Ibama, Luciano Evaristo, sobre o ocorrido com os proprietários e arrendatários da Coxilha Rica, em Lages, ficou acordado que cada um dos proprietários que foram notificados e necessitarem de ampliação do prazo poderão solicitar.
Pois, o prazo de 10 dias, para que possam reunir a documentação é muito curto. Há ainda, a necessidade de uniformização do entendimento da legislação entre os órgãos como o Ibama e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Os órgãos ambientais deverão realizar ainda nesta tarde reunião para que se houver divergências no entendimento da legislação que elas sejam sanadas.
A deputada está preocupada com o prejuízo que esses produtores possam ter se não puderem continuar com o plantio. Para ela, é necessário que os proprietários recebam informações claras dos órgãos sobre a necessidade de autorização prévia e de quem é essa competência. O que não pode acontecer é todos serem surpreendidos, em especial no momento do plantio.
Essas mesmas informações foram repassadas a Márcio Pamplona, presidente do Sindicato Rural de Lages, por telefone.
(Informações e fotos: Silviane Manrich)



