Um belo Dia de Campo

Share this

Tive oportunidade de participar do Primeiro Dia de Campo Estadual do Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte, na fazenda Cambará, interior de Bom Retiro, na Serra Catarinense, nesta sexta-feira (19).

O evento foi organizado pelo Sistema Faesc/Senar-SC, em parceria com o Sebrae/SC, e reuniu cerca de 800 produtores rurais de diferentes regiões do Estado atendidos no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em bovinocultura de corte. Foram 28 grupos, de 27 Sindicatos Rurais que abrangem 73 municípios.

Confesso jamais ter visto tanta gente prestigiando. E mais, com uma impecável organização. Aliás, um dos maiores que já vi.

O propósito foi promover a troca de experiências entre os produtores rurais e apresentar técnicas e informações com foco na gestão da atividade, a nutrição dos rebanhos e a eficiência na produção de carne.

Aliás, o programa tem excelente resultado, pois, proporciona às propriedades rurais evolução no nível de gestão, aumento da produção com o incremento da renda líquida e melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte.

Além disso, o programa atua com o protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), desenvolvido por meio de parceria com o Sebrae, no qual foram registrados avanço no número de vacas prenhes de 41% para 69%.

A grande preocupação é fazer que a produção de gado de corte cresça em SC. Hoje, o Estado  produz menos do que consome em carne bovina, mas, ainda assim, a bovinocultura é uma atividade econômica relevante.

Por isso, Santa Catarina tem potencial e qualidade para conquistar os mais exigentes mercados. É isso que está sendo buscado por meio desse esforço coletivo de desenvolvimento da bovinocultura de corte.

Informações e fotos: MB Comunicação

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.