Maior parte da produção de truta fica em Lages

Share this

A produção de truta industrializada pela Belo Peixes, de Lages, em forma de filés com e sem pele, inclusive, inteiro, está sendo distribuído em supermercados, e com ótima aceitação pelos consumidores.

Outra parte da produção está ganhando territórios como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O próximo passo é a exportação, uma vez que já existe o registro credenciador.

O que poucos sabem é o fato de que praticamente toda a produção fica mesmo em Lages, com a colocação em vários supermercados. O lageano aprovou e está comendo mais da carne da truta.

Os mais de 20 produtores, apenas ligados à Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta), consegue produzir de 3 a 10 toneladas anualmente. A Região Serrana, em função clima e a abundância de água corrente, limpa e bem oxigenada, encontra facilidade no desenvolvimento da espécie.

Por fazer parte do cardápio de muita gente, a Acatruta gostaria de ver a carne do peixe, rica em diversas proteínas, incluída em algum tipo de projeto gastronômico serrano.

Segundo revelam, por se tratar da única região a produzir truta em cativeiro e em grande escala, a inserção do produto promocionalmente, só agregaria. Além disso, abriria oportunidade para que visitantes pudessem saborear a carne do peixe, que é repleta de características nutricionais.

O Festival gastronômico Sabores Lages seria um dos caminhos para a difusão de um prato essencialmente preparado a partir da carne de truta.

Por outro lado, pensa-se em instituir, quem sabe, um evento único envolvendo cardápios à base de truta, assim como acontece em outras regiões, com a tainha, por exemplo, em municípios litorâneos.

Conforme os truticultores, o produto tem. Falta, no entanto, quem crie e promova um evento baseado na carne da truta, e que possa ser parte do calendário do município, anualmente.

Em suma, a truta é criada essencialmente na região serrana. Ter este peixe, é um privilégio da Região, e merece mais valorização.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.