Share this
O coronel Paulo Dellajustina (foto), tem feito um bom trabalho diante da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, de Lages.
Seguindo conhecimentos adquiridos quando fora comandante da PM em Lages, principalmente pelo trabalho que desenvolvia com a Polícia Comunitária, teve agora uma iniciativa que merece ser destacada.
Num projeto dele, no ano que vem será implantado um Núcleo de Justiça Comunitária, que atenderá o bairro Centenário e adjacências.
O recurso, no valor de R$ 387 mil, está aprovado e empenhado no Ministério da Justiça, sendo R$ 37 mil contrapartida do município.
O que fará o Núcleo?
Através do Núcleo será possível contribuir com a democratização do acesso à justiça, por meio de mobilização e capacitação de agentes comunitários em mediação de conflitos, animação de redes sociais, educação para os direitos, contratação de equipes multidisciplinares como advogados, psicólogos e assistentes sociais, aquisição de equipamentos e adequações de espaços físicos conforme as diretrizes do Programa Justiça Comunitária.
Parabéns Paulo. Com esse serviço, cerca de 16 mil pessoas, a maioria moradores de bairros, e que possuem baixa renda, poderão ser enquadrados em situação de carência extrema e alto grau de vulnerabilidade.
Diga mais meu xará: – “Devido a estes fatores, problemas ligados às relações familiares e entre os moradores locais são cada vez mais frequentes, ensejando assim a existência de um número elevado de conflitos. Torna-se evidente a necessidade de implantação de um núcleo de justiça comunitária, fomentando a cultura da mediação”.
Parcerias com o Projeto
Serão estabelecidos contatos e parcerias com redes de proteção compostas por Departamento de Defensoria Pública de Lages, delegacias de polícia, agentes de trânsito, Ministério Público, Conselho Tutelar, Juizados de Família, Infância e Juventude, entre outros órgãos.



