Share this
O consumo diário de água em Lages é em torno de 50 milhões de litros, o que resulta em uma média de 1,5 bilhão de litros ao mês.

Conforme explicou o secretário da Semasa, Jurandi Agustini, os 20 reservatórios existentes garantem 15 milhões de litros de capacidade de RESERVAÇÃO, o que significa que estão em constante enchimento devido ao processo de entrada e saída de água.
Embora estocagem esteja dentro do controle, o recado é para que população deva economizar água. Evitar o desperdício.

Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Lages tem a melhor água do Estado. A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) efetuou, de janeiro a outubro deste ano, 1.002 instalações e substituições de hidrômetros, além de realizar 4.719 reparos em cavaletes danificados.
Fica a dica então. Pois, Lages não tem problemas de água na etapa de captação. O lençol é suficiente. O consumo com desperdício sim é preocupante, por ser anormal neste período do ano.
Pensamento futuro
A ideia é implantar uma segunda captação próximo à já existente, porém, a 12 quilômetros da ETA. Esta seria com transporte de água por gravidade e não por bombeamento elétrico, o que gera atualmente uma despesa mensal de quase R$ 1 milhão em energia elétrica.
Fotos: Toninho Vieira



