Focando o desenvolvimento do turismo em SC

Share this

Os deputados estaduais entraram na discussão para encontrar formas de alavancar o turismo no Estado. Aliás, uma questão que poderia ter sido debatida há muito tempo.

De qualquer forma vejo com bons olhos a iniciava. Sempre é tempo para que se desenvolvam mecanismo para a evolução do setor.

Tanto que, nesta quarta-feira, 6, foi lançado o projeto “Turismo com Valor”, dividido em quatro etapas a serem cumpridas num período de até cinco anos.

O deputado serrano, Gabriel Ribeiro este no lançamento do projeto, e soube que o turismo representa 12,5% da riqueza (PIB) catarinense. Também sabe que o potencial é bem maior, e que o restante fica num vácuo a ser explorado, isso, em todos os segmentos.

O importante nisso tudo é que as ações serão imediatas, a começar por uma campanha publicitária, já neste mês de setembro com o mote de que as pessoas que visitaram o Estado voltaram para casa com a intenção de retornarem a SC.

Depois

No segundo passo, a Fapesc formará grupos de estudo. Eles vão esquadrinhar tecnicamente as potencialidades e, a partir daí, ajudar a construir a Lei Geral do Turismo de Santa Catarina, algo inédito no país.

Além disso, será instalado o Observatório do Turismo, um portal de internet que representará uma central de informações estratégicas e técnicas sobre o tema, com potenciais e deficiências da atividade no Estado e em cada cidade em campos como infraestrutura, impactos econômicos e qualificação.

A observação de Gabriel é de que este portal será uma ferramenta para que os municípios desenvolvam o seu potencial turístico, construam seus planos e até captem recursos.

E, o quarto pilar do projeto vem a partir de cursos de qualificação de mão de obra presenciais e a distância. O estudo dirá como serão estes cursos, mas deverão ser em parceria com instituições e sintonizados com as vocações turísticas regionais.

(Informações e fotos: Tarcísio Poglia)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.