Órion quer ampliar a cultura do conhecimento

Share this

A reunião com café, na manhã desta quinta-feira (22), nas instalações do Órion Parque Tecnológico reuniu alguns colegas de imprensa. Pessoalmente, estive presente, compartilhando das informações, justamente quando a organização completa o primeiro ano de atividades.

O anfitrião e presidente do Órion, Roberto Amaral ressaltou os princípios do projeto, no sentido de despertar o interesse de toda a região; para a importância de se estar conectada à era do conhecimento, uma vez que a Serra está pecando no campo da tecnologia da informação.

Fomento

No entanto, embora com muitos avanços e com várias empresas já elencadas direta e indiretamente, há uma necessidade de difundir o verdadeiro sentido do Órion Parque, no campo do fomento e do empreendedorismo. Obviamente, com o foco voltado para um sistema de inovação.

Ou seja, a comunidade regional ainda precisa aprender a usar o Centro Tecnológico como uma fonte de referência para os recursos inovadores.

Expandir para a região

Por outro lado, a difusão do sistema que envolve o Parque Órion, torna-se primordial para a construção de uma cadeia tecnológica, visando a expansão do conhecimento para toda a região.

Roberto Amaral reconhece de que não se pode esperar simplesmente que as empresas interessadas batam à porta do Instituto, e pronto. É preciso sair a campo em busca de parceiros.

Reconhece também, que a burocracia na aproximação dos empreendedores tem sido um problema. Mas, algo que deverá mudar e está se trabalhando para isso.

Nesse caso, a imprensa acaba tendo um papel fundamental na visualização do produto, tanto na explicação quanto no prospecto de novas culturas.

Eventos

O espaço é também aberto à realização de eventos. Por semana, no mínimo dois são realizados nas dependências do Órion, que possui total estrutura para abrigar a realização dos eventos, e reuniões de negócios.

Por fim, o entendimento é de que a direção do Órion Parque está criando fatores de atração, exatamente para chamar atenção de novas empresas, de qualquer área do conhecimento. Uma cultura ainda inexistente na região.

Empresas

Logicamente muitas empresas, cerca de 80, já estão mapeadas, outras 20 confirmadas, sendo algumas virtuais, e, outras ainda na incubadora.

Porém, o importante é que os projetos de inovação estão acontecendo. A ideia é exatamente a de acelerar e ampliar a participação de empresas que possam se desenvolver no campo do conhecimento e da inovação tecnológica.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.