Share this
O Sul do País antecipa durante encontro da International Gas Union (IGU), em Florianópolis, nesta segunda e terça-feira (22 e 23) a discussão sobre o fim do contrato de fornecimento de gás natural pela Bolívia, em 2019.
O objetivo é a de encontrar alternativas para o suprimento de gás natural para os estados da região Sul a partir de 2020, uma vez que a Bolívia é atualmente o único fornecedor do insumo para esses estados.

O governador Raimundo Colombo participou de debate acompanhado do presidente da SCGás, Cósme Polêse, e do secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira.
Na ocasião, Raimundo lembrou que Santa Catarina tem o gás mais barato do Brasil e o Estado está fazendo um grande esforço para levar esse importante insumo para todo o território catarinense. Disse ainda que esse debate é necessário para a economia catarinense poder oferecer gás mais barato, nas residências e nas indústrias.
O contrato
O fim do contrato entre Petrobras e Bolívia será em 2019, e isto abre a possibilidade de os estados do Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul, que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), se unirem para negociar a compra de gás natural diretamente com o governo boliviano.



