Mudanças gradativas no trânsito de Lages

Share this

Maior fluidez e segurança são as prioridades da Diretran em suas decisões. Mudanças, por exemplo, na Av. Papa João XXIII. A comunicação da Prefeitura fez um pente fino e informa você em detalhes. Num excelente trabalho da jornalista Dani Melo. O Blog posta quase na integralidade as informações, pela importância.

Sobre a Papa, no Petrópolis, a operação a ser executada será no sentido de descida (bairro/centro), em que existem duas pistas. A do lado direito, na altura do semáforo, dá acesso unicamente à Avenida Belizário Ramos (Carahá) em direção ao Triângulo. Em parceria com a Secretaria de Planejamento e Obras será alargada a passagem de veículos sobre a ponte do rio Carahá, dando acesso à direita (Carahá); à frente, em direção à Rua Castro Alves (acesso à Praça Joca Neves), ou opção de dobrar para a rua São Joaquim (Praça da Fraternidade). Portanto, serão três opções de acessos neste sentido.

É possível caber dois carros lado a lado na pista de descida, pois a situação está dimensionada. A pista suportará dois veículos até a altura dos Materiais de Construção Ambrósio. Após este trecho haverá estreitamento. Não será necessária a retirada de estacionamentos laterais.

A passagem de pedestre, hoje elevada ao lado do corrimão da ponte, será estreitada e nivelada ao asfalto, garantindo a segurança. As mudanças relacionadas à descida e ao alargamento da via sobre a ponte começaram a ser executadas nesta terça (16). Do lado direito, sentido subida, será proibido estacionamento do lado direito, desde os Materiais de Construção Ambrósio, evitando fila única e abrindo mais uma pista de rolamento. Deste lado, todos os pontos de estacionamento serão proibidos.

Passagem de bicicletas

Quanto à subida, a ciclovia na Papa João XXIII será deslocada, pois atualmente há impedimento da subida de dois veículos. A ideia é realocar a ciclovia para a calçada, que tem quatro metros. Serão destinados dois metros para a ciclovia e dois para os pedestres, sendo possível o tráfego de dois carros ao mesmo tempo.

A questão de mobilidade será mantida a ideia de implantação de ciclovias, de acordo com determinação da administração Antonio Ceron. Lages tem de 15 a 16 quilômetros de ciclovia. A intenção é, até o final deste mandato, duplicar este número.

Demais modificações

No complexo da Papa João XXIII, a Diretran percebeu uma dificuldade de os moradores do Petrópolis tomar a principal avenida através da Rua Joinville (em frente ao Mosteiro Nazaré). Há uma forte inclinação prejudicial à visibilidade aos motoristas, tanto os que desejam seguir à direita, ou converter à esquerda, além de dificultar o arranque. Diretran e Secretaria de Planejamento e Obras estudam formas de engenharia para resolver o impasse. Uma delas seria a proibição da saída pela Joinville (descida normal e livre circulação), com acesso pela Rua Blumenau (em frente à Uniasselvi). Uma cancela seria posta como bloqueio com a inscrição “Proibido continuar”.

A segunda opção seria desviar a Joinville na saída (subida), com passagem pela direita no topo da Papa João XXIII. Ou seja, os carros subiriam pela Joinville e ao chegar na referida avenida dobrariam à direita numa faixa de domínio do Município, para então fazer a travessia em superfície plana. Uma terceira opção seria a proibição da saída pela Joinville, com acesso pela Blumenau e chegada a uma nova rótula na chegada à Papa João XXIII, solucionando também um problema relacionado ao movimento de alunos da Uniasselvi. Outra ideia seria acessar a faixa de domínio já mencionada e ser implantada uma rótula no meio da Papa João XXIII, entre os acessos à Joinville e Blumenau, em frente a uma residência azul, atribuindo segurança e melhor visibilidade. Todas as possibilidades estão sendo estudadas.

Estuda-se, ainda, uma travessia elevada (lombada) próximo ao posto de combustíveis, onde há intensa conversão para a esquerda (descida), com acesso aos bairros Beatriz, Gralha Azul e São Pedro. Poderá ser implantado um refúgio aos carros ou um redutor de velocidade.

Binário é outra questão sendo analisada

Está previsto para ser executado em 2018 o projeto do binário da Rua Frei Gabriel, no Centro, que terá somente sentido de descida, até a Dom Pedro II, com acesso aos bairros. As ruas Caetano Vieira da Costa e Coronel Córdova terão somente sentido de subida, levando o fluxo para o Centro. Os veículos que seguem pela Avenida Marechal Castelo Branco deverão então dobrar à direita (Supermercados Alvorada), chegar até a frente da Rodoviária em um refúgio central e acessar a esquerda pela Anastácio da Silva Mota, cruzando a Carahá e subindo pela Caetano Vieira da Costa (por onde atualmente se sobe e desce a partir da Lauro Müller).

Com o refúgio, todo estacionamento do lado direito da Dom Pedro II será proibido e os avanços, retirados, para que não haja prejuízo no número de pistas (duas de rolamento). A segunda opção para quem está na Castelo Branco será dobrar à esquerda no semáforo do Alvorada e acessar a Coronel Córdova, perto do Colégio Industrial.

Área Azul na Camões

Após a passagem da 29ª Festa Nacional do Pinhão será retomada a cobrança do estacionamento rotativo da Área Azul na Luís de Camões (Coral). “As placas foram retiradas na administração anterior e estamos com dificuldade na confecção das placas de sinalização, pois o setor específico está dedicado às sinalizações referentes à Festa”, pontua Jacinto Bet. A cobrança poderá ser retomada em julho.

No Centro a cobrança voltou a ser mediante talão de papel. Os créditos adquiridos digitalmente ainda são válidos.

Fotos: Carlos Alberto Becker e Divulgação

2 comentários em “Mudanças gradativas no trânsito de Lages

  1. Deve pegar o exemplo do trânsito de Curitiba e colocar 3 faixas na av. Belisário e sinaleiras sincronizada e obrigar os veículos lento rodarem somente na faixa direita, colocar as sinaleiras de que. Vai dobrar no tempo diferente, isso qualquer um consegue fazer sem grandes investimentos lages cresceu o número de carros até agora a prefeitura fica de mini p melhorar e coisa simples.

  2. Sugestão Simples: Fechar os canteiros centrais na Av. Luis de Camões apartir do Hospital Infantil até parque Conta Dinheiro, pois aquele referido trecho está muito perigoso pois é um “emaranhado” de veículos tornando aquela referida via muito perigosa.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.