Share this
As reclamações e as preocupações dos produtores com relação aos javalis ainda são muitas.
No entato, conforme a Polícia Ambiental de lages, os estudos e técnicas desenvolvidas pela corporação, em relação ao combate ao javali conquistam destaque nacional e serão apresentadas em Brasília no fim do mês.
A única instituição de policiamento ambiental do Brasil a auxiliar na construção do Plano Nacional de Controle Populacional do Javali será a lageana.
Muito bem. Por outro lado, a afirmação é de que os resultados práticos são concretos.
Primeiro com a edição de uma cartilha educativa voltada ao público infantil que foi lançada e distribuída.
Agora, está por vir um aplicativo para tabletes e celulares que será lançado em breve. Já as armadilhas são instaladas em áreas devastadas. Porém, pequenos produtores rurais ainda não têm como usufruir dessa ferramenta.
.
Aquisição de armadilhas
Nesta terça-feira (8), o comandante da companhia, major Adair Pimentel, esteve no gabinete do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte, e solicitou apoio para a aquisição de 70 armadilhas.

O trabalho experimental ocorre em Campo Belo do Sul, primeiro município serrano a fazer o mapeamento das áreas atingidas pelo animal exótico, e é acompanhado pelo Ministério Público.
Pimentel explica ser necessário instalar as arapucas em 178 pontos. O custo de cada uma fica em torno de R$ 1 mil. Os maiores produtores e duas cooperativas já adquiriram as suas. “As armadilhas, o trabalho dos caçadores e as atividades de educação ambiental são as melhores formas de controle do javali”.
.
Documento em mãos
Depois de conhecer o trabalho da Polícia Ambiental, o secretário João Alberto recebeu um documento a ser entregue ao governador Raimundo Colombo e ao secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.
O que preocupa é que a questão mais uma vez será levada para o conhecimento do governador e da equipe técnica para analisar a melhor maneira de o Governo do Estado ser parceiro.
Entendo que este problema já deveria estar mais bem avançado no tratamento junto ao Governo. Há anos os javalis vêm causando prejuízos e mais prejuízos em todo o Estado.
Informações e fotos: Catarinas Comunicação



