Share this
No dia 05 de junho, o Planeta lembrou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Estudiosos dizem que a lembrança chegou num momento crítico.

Na noite desta segunda-feira (6), no Teatro do SESC, a palestra do professor Daniel José da Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina, a que abriu a programação, transformou-se num recado de que é preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.
Todos temos como contribuir – direta ou indiretamente – para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.
Conforme o professor, o descuido, a imprudência e a irresponsabilidade chegaram ao limite.
Alertou sobre o tempo do jovem, que deve estar conectado com o futuro, e reinventar meios de proteção à natureza, e principalmente atuar junto à comunidade para planejar sobre o nosso bem comum, e Lages tem dois de grande importância, a araucária e o aquífero guarani.
Além disso, sugeriu que Lages pense na criação de novas diretrizes de uma política pública municipal; de valorização de bens comuns. Ou seja, fazer com que o Serrano entenda de que é um povo das araucárias.
Por fim, disse que Lages tem um legado na relação entre a sociedade e a natureza. E que ninguém mais pode viver na indiferença em relação ao meio ambiente.
A programação do mês do meio ambiente prossegue até o dia 30. Nesta terça pela manhã, o professor Daniel fará uma oficina para técnicos sobre sustentabilidade, no Centro Ambiental.



