Share this
Bom saber que o deputado estadual Gabriel Ribeiro começa a mexer com assuntos ambientais, ou sustentáveis.
Eu, como defensor da causa aplaudo o projeto de autoria dele que tramita na Alesc, e que, se aprovado, deve fortalecer a sustentabilidade ambiental em obras executadas pelo Governo do Estado.
A matéria está sustentada em três pilares: eficiência energética, qualidade e procedência dos materiais a serem utilizados nas construções públicas.
Conforme aponta o deputado, uma série de itens das obras devem seguir os conceitos de redução, reutilização e reciclagem de materiais, caso da água, gestão de resíduos sólidos, telhados verdes, reuso da água da chuva (para fins não potáveis) e, quando viável, emprego de energia eólica e solar.
A proposta ainda trata da madeira e tintas empregadas nas obras públicas estaduais. O projeto de lei começa a tramitar pela Comissão de Constituição e Justiça da Alesc.
Por outro lado, lembro que entreguei ao deputado um esboço de um projeto que possa eleger em Santa Catarina, a “Cidade Verde”, ou seja, a que mais se preocupa com a preservação do meio ambiente e a própria sustentabilidade. A cidade eleita poderia ter incentivos do Governo para manter ou ampliar o trabalho de preservação. Mais ou menos isso.
De qualquer forma até agora não vi nenhuma movimentação a respeito. Afinal, a minha visão é uma, a do deputado deve ser outra. Respeito.




Como servidor público, vejo com bons olhos, para o futuro é um tema inovador, atual, faz parte da modernidade, da questão ambiental e climática, mas ainda é complicado mudar a cultura do Estado, a maior parte dos prédios públicos são alugados e os próprios não possuem um adaptação para estes projetos verdes. Mas como um empurrão para se discutir o assunto, está valendo. Para nós lageanos pode ser um sonho, mas na serra, poderia-se projetar esta cidade, como você colocou bem, com todas estas formas de adaptações, acessos, edifícios verdes, com coleta de água da chuva, energia solar e que pudesse servir como um referencial ou sediar algum serviço estatal, como saúde, lazer, pesquisas agropecuárias, etc.