Share this
Aproveitando a experiência do Sistema de Gestão das Estradas Rurais (Sisger), esteve em Lages para conhecer o funcionamento, o coordenador geral de extensão rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Luis Rangel.

O projeto instalado em Lages é único no Brasil e foi implantado pelo ex-secretário da Agricultura e da Pesca, Moisés Savian, em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV-Udesc).
O modelo que chegou ao conhecimento de técnicos em Brasília, ganhou interesse, e pode ser ampliado nacionalmente, em outros municípios na abertura de estradas vicinais.
Segundo Rangel, o Ministério da Agricultura é o que mais recebe recursos oriundos de emendas parlamentares (R$ 4,2 bilhões por ano), em grande parte investida em projetos de estradas vicinais.
Em Lages, pelo que se sabe, dos 1517 quilômetros de estradas vicinais, 600 quilômetros já foram mapeados, sendo que agora será iniciado o trabalho de identificação das estradas, através de placas indicativas.
Informações Iran Rosa e foto Cao Ghiorzi



