Share this
Todas as iniciativas para tentar controlar a proliferação dos javalis em Santa Catarina são bem aceitas.
Uma nova ideia apresentada pelo presidente do Centro de Informática e Automação de SC, Roberto Amaral, nesta quarta-feira (02), pode não ser a solução definitiva, mas uma ferramenta interessante que pode ser bem viável.

A ideia é desenvolver um aplicativo que possa mapear o território dos animais e ajudar na caça. A ferramenta é semelhante a que foi criada para mapear os focos de dengue.
A nova proposta foi disseminada durante reunião com a Secretaria de Estado da Agricultura, Cidasc e PM Ambiental.
Se tudo correr conforme está sendo planejado, em 30 dias, o Centro de Informática apresentará um protótipo da ferramenta.

Diante da necessidade urgente, vejo que as autoridades estão buscando uma solução para o problema dos javalis, ainda mais que eles estão se tornando um perigo para a sanidade dos demais rebanhos em SC. Caso aja o registro de alguma contaminação, o Estado perderá mercados no exterior.
.
Como a ferramenta vai funcionar
Assim como o aplicativo da dengue, a ferramenta a ser desenvolvida será abastecida com informações, principalmente de produtores rurais, e, com elas, criado um banco de dados, mapa indicando os maiores pontos de incidência. Com base nelas, caçadores e PM Ambiental irão atuar onde estão registradas as maiores varas de javalis.

O secretário-adjunto da Agricultura, Airton Spies, sugeriu que alguns javalis capturados sejam chipados e soltos, para que indiquem onde estão as varas.
O produtor joga a informação no aplicativo, o sistema do Ciasc recebe instantaneamente e a repassa aos grupos de caçadores.
Informações e fotos: Tarcísio Poglia



