Share this
Outro dia alguém fez uma colocação interessante sobre a problemática dos javalis, que se proliferam sem controle por todo o Estado de Santa Catarina, mas que, em algumas regiões, como em municípios serranos, de maneira mais acintosa.

Pois, como não há uma forma efetiva para a eliminação e a consequente diminuição dos animais, além de caças eventuais, então que seja estudada a forma de capturar e cria-los em cativeiros, livres de contaminação e tratamento especial, e assim, produzir carne de javalis em grande escala.
Se não tem como eliminá-los, que os capturem e se tornem produtivos, ao invés de destrutivos. De repente passa a ser um fator econômico interessante para a região.
Eis, uma alternativa a ser pensada. Afinal, até agora ninguém apresentou uma solução viável para o grave problema da proliferação descontrolada desses animais.




Olha, nasci na roça… Querer capturar sem machucar, é meio difícil… Nós morreremos, e eles só vão aumentar… Começar a criar em cativeiro, é o ideal , agora capturar esses bichanos, vai ser difícil, sem matá-los…. Não vejo outro caminho, ao não ser o abate….
Claro, lá do outro lado do mar, existe um senhor que é contra, só esquece dos prejuízos que os agricultores estão tendo… Quem sabe ele não tem uma ideia melhor, senhor Névio… Eu tenho, é só você bancar os prejuízos que os bichinhos podem viver leve e soltos…. Só que vai precisar muito dinheiro… Em tempos de vacas magras, ainda mais o petróleo em baixa, fica difícil arrumar tanta grana….