Share this
Considero muito positivo o que vi, durante a explanação do sistema de abastecimento de água em Lages, através da Semasa, na manhã desta quarta-feira (27).
Resumidamente dá para dizer que a empresa está muito bem calçada tecnologicamente, e, os avanços no controle de distribuição são fatos inegáveis.

O prefeito Elizeu Mattos, que falou brevemente sobre os serviços, citou que a Semasa é a “Galinha dos Ovos de Ouro”, de Lages, devido ao alto potencial de investimentos, e se orgulha do trabalho feito pela empresa, mesmo tendo pessoalmente pagando um alto preço por isso. Uma referência indireta à “Operação Águas Limpas”.
Também disse que apostou nos investimentos, e que a população hoje está usufruindo dos benefícios, sem registros de falta de água nos bairros.
.
Segurança

Por outro lado, não tem como discordar do secretário Benjamin Shultz, de que o consumidor hoje, em Lages, pode contar com um sistema extremamente seguro, com total controle, através do monitoramento em tempo real, e que facilita a tomada de ações, em caso de problemas.
.
Lageanos
Um detalhe chama a atenção. O sistema foi desenvolvido por técnicos de Lages, através do Centro Soluções Tecnológicas, inclusive, chegou a ser premiado em reconhecimento à eficiência.
.
Desperdício
Apesar de toda a tecnologia existente, e que dificilmente deixará um bairro sem água novamente, Lages ainda tem um alto percentual de desperdício: mais de 40%.
No entanto, isso tudo já está entre as prioridades para redução. A malha de distribuição é antiga, e aos poucos está sendo substituída, entre outras ações.
.
Centro de Controle
Por fim, foi-se o tempo de agonia quando se tratava do abastecimento de água em Lages.

O Centro de Controle de Operações nunca fica só e atua nas 24 horas do dia, ininterruptamente.
Isso demonstra que a preocupação é grande. E que Lages está no caminho certo nesse quesito.

Acho só, que precisa controlar mais, e investir mais, no tratamento das redes de esgoto. Isso é primordial também na qualidade de vida da população futura.



