Semasa busca formas para reduzir custos

Share this

A boa nova vem das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do governo federal, e que está destinando recursos para viabilizar estudos e diagnósticos de percalços em diferentes companhias que operam sistemas de fornecimento de água potável no país.

Lages foi o único município do Sul do Brasil a ser contemplado. A cidade conta com 779.900 metros de rede de água, ou seja, mais de sete quilômetros.

semasa2

E o Termo de Compromisso foi assinado na manha desta quarta-feira (10).

.

Ações

O documento prevê o desenvolvimento de ações integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa).

.

Importante lembrar

Em 2012 foi criado um laboratório na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) com o propósito de promover a eficiência hidroenergética em saneamento, denominado Latiens, que quer dizer Laboratório de Tecnologia e Inovação em Hidroeficiência Energética em Saneamento.

Anteriormente já existia a rede LENHS, Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento no Brasil em mais seis universidades espalhadas pelo país.

.

O resultado

O Latiens desempenhará o trabalho do que é chamado de diagnóstico de eficiência hidroenergética, desenvolvido por toda rede LENHS e visa a melhoria de eficiência na parte elétrica, com redução de semasa3demanda de custo de energia e diminuição das taxas de perda de água (desperdício).

Lages tem uma perda de água tratada na ordem de 40% depois que chega na Semasa e distribui-se para a cidade, então o objetivo é reduzir.

Porém, a Semasa tem um custo mensal em torno de R$ 400 mil de energia elétrica, e com os estudos, a ideia é adequar bombas e adutoras, instrumentos de captação de água e instalar motores melhores e fazer adequações na conta de energia elétrica junto à Celesc para reduzir os custos ao longo do tempo, com a geração de relatórios chancelados pela Eletrobrás.

Todo este processo deve durar entre três e quatro meses.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.