Share this
O deputado Fernando Coruja (PMDB), tocou num assunto que todos devemos começar a pensar mais seriamente: a água.
Ele repercutiu na tribuna da Assembleia, especialmente sobre a crise hídrica que o país enfrenta, com reflexos no abastecimento de água, principalmente no Sudeste, e na oferta de energia elétrica em todo território nacional.
Coruja alerta que, de acordo com especialistas do setor, o risco de haver um racionamento de energia elétrica no país, ainda em 2015, já ultrapassa 50%”, informou o deputado lembrando que o setor enfrenta graves problemas há um longo tempo e sofre com desgaste na geração, transmissão e distribuição de energia.
Coruja disse ainda que desde o final de 2012 o governo federal vem usando todas as termelétricas disponíveis, devido à situação das hidrelétricas.
Essa medida já gerou uma conta bilionária que está sendo repassada às tarifas.
Coruja vê na educação em casa, nas escolas, uma necessidade de orientar crianças e demais consumidores para a promoção da economia tanto de água como de energia.
.
Projeto de Lei
Nesse sentido Coruja está encaminhando dois Projetos de Lei – o primeiro deles dispõe sobre a adoção de providências visando economizar ou otimizar o uso da água nas instalações hidráulicas e sanitárias das edificações a serem construídas ou reformadas, que estejam sob a responsabilidade de órgãos pertencentes à administração pública estadual; o segundo dispõe sobre a criação de Sistema de Reaproveitamento da Água da Chuva para utilização não potável nos prédios públicos da administração direta e indireta do Estado de Santa Catarina.
.
Exemplo
Para Coruja, quando o assunto é o uso racional da água e energia, o exemplo deve vir do poder público “para inspirar a população, motivá-la para que isso de fato ocorra”.



